Refúgio secreto para acidente nuclear é colocado à venda no Reino Unido

Companhia admite que é a primeira vez na história que se oferece um legado tão importante da Guerra Fria

Por O Dia

Inglaterra - Um refúgio subterrâneo construído durante a Guerra Fria no sudoeste da Inglaterra para servir como proteção para uma eventual emergência nuclear será vendido no dia 25 de março por um preço estimado de 50 mil libras (cerca de R$ 83 mil). O bunker, de 280 metros quadrados e com capacidade para 16 pessoas, foi construído na cidade britânica de Newquay, no condado da Cornualha.

O refúgio dispõe de várias portas preparadas para suportar explosões, uma sala de descontaminação, um refeitório, uma sala de recreação e dois dormitórios. O espaço, cujas paredes estão sem pintar, contém ainda um lavabo, uma pequena cozinha e dois quartos com depósitos para armazenar água.

"O refúgio não estava totalmente equipado já que não havia móveis, mas se tivesse ocorrido algum acidente seria possível viver no local durante semanas", disse Brian Blake, diretor da empresa de abastecimento de água South West Water, atual proprietária da instalação.

A companhia admitiu que é a primeira vez na história que se ofereceu um legado tão importante da Guerra Fria. Segundo os atuais proprietários, os futuros donos poderiam transformar o refúgio em uma casa.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência