Evacuação de civis é retomada no centro histórico de Homs

Cerca de 2.500 pessoas necessitam ser evacuadas urgentemente para receber atendimento humanitário

Por O Dia

Síria - A evacuação de civis do centro histórico da cidade de Homs, no centro da Síria, foi retomada nesta quarta-feira depois da última saída de cidadãos ocorrida no sábado. Nesta manhã, 11 civis deixaram a zona, todos eles mulheres, idosos e menores de idade, embora o processo ainda continue, disse à Agência Efe por telefone o governador de Homs, Talal Barazi.

Ao longo da semana passada, mais de mil pessoas saíram de Homs no marco de uma trégua humanitária estipulada entre o regime e os rebeldes. Esta trégua coincidiu com a segunda rodada de negociações de paz entre as autoridades e os opositores em Genebra, que terminou no sábado sem nenhum acordo.

Moradores sentam-se entre os edifícios danificados em uma área sitiada em HomsReuters

No último dia 14, a porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), Melissa Flemming, ressaltou que cerca de 2.500 pessoas em Homs necessitavam ser evacuadas urgentemente para receber atendimento humanitário. "É o que sabemos pelas informações recebidas das 1.400 pessoas que já saíram de Homs", disse a porta-voz em entrevista coletiva em Genebra.

A ONU calcula que dentro desta população, cercada pelo Exército desde junho de 2012, há umas quatro mil pessoas.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência