Vídeo mostra  exoesqueleto da Copa dando primeiros passos sozinho

Equipamento do Projeto Walk Again pretende fazer jovem paraplégico dar o pontapé inicial do Mundial de 2014

Por O Dia

Rio - O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou nesta segunda-feira em seu perfil no Facebook um vídeo que mostra os primeiros passos dados do exoesqueleto que ele e sua equipe desenvolveram pelo Projeto Andar de novo (The Walk Again Project). Essa é a primeira vez que o exoesqueleto aparece andando sozinho, sem presença de uma pessoa.

O objetivo é que o exoesqueleto permita que um jovem paraplégico dê o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014. "Seis dias, 6h37 minutos e 09 segundos. Muitos disseram que a missão era impossível. Mas a 66 dias da abertura da Copa, exoesqueleto do Projeto Andar de Novo dá os primeiros seis passos no chão. Acompanhe nesse videoclip o momento histórico", escreveu o cientista. A imagem do exoesqueleto andando conta com trilha sonora do filme "Missão Impossível".

Os primeiros passos do exoesqueleto que dará pontapé inicial da Copa

Outro vídeo havia sido divulgado por nicolelis há duas semanas. Nele era possível ver um paciente controlando o equipamento. "Oito pacientes que fazem parte do projeto estão aptos a controlar os movimentos do exoesqueleto usando a atividade elétrica cerebral", afirmou
o cientista.

Interface cérebro-máquina

A técnica do Projeto Andar de Novo faz parte de um campo de pesquisa conhecido como "interface cérebro-máquina", com a qual Nicolelis já obteve resultados relevantes e reconhecidos mundialmente. Em um dos testes mais significativos, o neurocientista fez com que macacos controlassem uma mão virtual e sentissem uma espécie de tato quando exerciam a atividade.

O Projeto Andar de Novo conta com a participação de cientistas brasileiros, europeus e americanos, em uma parceria formada pela Universidade Duke e instituições de Lausanne, Berlim, Munique, Natal e São Paulo.


Últimas de _legado_Mundo e Ciência