Sri Lanka deportará turista britânica por ter tatuagem de Buda

No país está vigente uma lei que penaliza as expressões de opiniões ou ações que atinjam as diferentes religiões

Por O Dia

Sri Lanka - Uma turista britânica será deportada nesta terça-feira do Sri Lanka por ter uma tatuagem de Buda em um braço, o que é considerado uma ofensa no país de maioria budista, informou à Agência Efe uma fonte policial. A mulher, de 37 anos, foi detida nessa segunda pela polícia ao chegar no Aeroporto Internacional Bandaranaike, em Colombo, a maior cidade do país, quando se avistou a tatuagem em seu braço direito.

Pouco depois, a turista foi julgada por um tribunal que ordenou sua expulsão, explicou a polícia. A turista será deportada ainda nesta terça-feira para o Reino Unido.

O Sri Lanka é um país majoritariamente budista mas também conta com significativas minorias hindu e muçulmana. Como ocorre na vizinha Índia, no país está vigente uma lei que penaliza as expressões de opiniões ou ações que atinjam os sentimentos das diferentes comunidades religiosas.

Três cidadãos franceses foram condenados a seis meses de prisão no Sri Lanka por fazer fotografias irreverentes com estátuas de Buda no sul do país, em 2012. Em 2010, após protestos da comunidade budista, o governo cingalês negou um visto ao rapper Akon, que gravou um videoclipe no qual aparecia uma estátua de Buda enquanto o artista dançava junto a várias mulheres.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência