Acidente em Chernobil completa 28 anos com homenagens às vítimas

Organizações prestaram solidariedade aos mais de 200 mil mortos no acidente ocorrido em 26 de abril de 1986

Por O Dia

Ucrânia - Foi com uma vigília em Kiev, na Ucrânia, que dezenas de pessoas lembraram os 28 anos do acidente nuclear de Chernobil. Na ocasoão, a explosão do quarto reator da usina provocou a morte imediata a 30 pessoas, e aproximadamente 330 mil foram evacuadas de regiões contaminadas. Com a explosão, foram libertados no ar manterias com níveis de radioatividade, equivalentes a 500 bombas atómicas como a que foi lançada sobre Hiroshima, no Japão.

>>> Foto Galeria: Acidente foi lembrado com gomenagem às vítimas

Acidente em Chernobil completa 28 anos com homenagens as vítimasReuters


A ONU se manifestou por meio de nota para homenagear a fatalidade. "Esta é uma oportunidade para homenagear as mais de 330 mil pessoas evacuadas de regiões contaminadas e continuar sendo solidários com os milhões de pessoas que ainda vivem nas áreas afetadas da Bielorrússia, da Federação Russa, e da Ucrânia".

Vários países da Escandinávia e da Europa Central foram atingidos pela nuvem radioativa. Passados 28 anos é, ainda, difícil avaliar a verdadeira dimensão da catástrofe. Estima-se que 200 mil pessoas tenham morrido. Muitas nos anos seguintes à tragédia, vítimas de cancro. O acidente nuclear de Chernobil continua, ainda, hoje a matar.

O Caso

A explosão, que ocorreu em 26 abril de 1986, é considerada o pior acidente nuclear da história e as pessoas que foram afetadas ainda precisam de apoio, principalmente na criação de novos meios de subsistência e para restaurar sua autoconfiança e autossuficiência.

Desde 1986, a Organização das Nações Unidas (ONU) têm desempenhado um papel importante na resposta aos desafios enfrentados pelas comunidades afetadas e continuam comprometidas com o Plano de Ação sobre Chernobyl, que vai até 2016. O projeto contém uma declaração de princípios, adotada por todas as agências da ONU envolvidas nos esforços de recuperação, enfatiza o desenvolvimento econômico e social e a promoção de estilos de vida saudáveis na região.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência