Por thiago.antunes

Rio - A Perinatal, em parceria com a Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Rio de Janeiro (Sgorj), promove o IV Simpósio Internacional de Perinatologia, nos dias 09 e 10 de maio, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões, em Botafogo.

O evento, que faz parte da agenda oficial da Sociedade Internacional de Ultrassom (ISUOG), vai abordar temas importantes como prematuridade e pré-eclâmpsia e debaterá a prevenção e o tratamento da Mielomeningocele, doença que atinge um a cada mil nascimentos e caracteriza-se pela má formação da medula espinhal e das estruturas que protegem a medula.

O Simpósio será uma oportunidade de atualização e aprendizagem para ginecologistas, obstetras, pediatras e enfermeiros que atuam nessas áreas e terá como destaque a palestra do Dr. Simon Meagher, médico australiano que desenvolveu técnica de ultrassom que detecta a Mielomeningocele ainda no primeiro trimestre da gestação.

O método ainda não é aplicado no Brasil e o objetivo do evento é a inclusão deste exame no pré-natal da mulher brasileira. Segundo o Dr. Renato Sá, coordenador geral do Centro de Diagnóstico Perinatal, no Brasil, a Mielomeningocele só pode ser detectada a partir da 20ª semana de gestação, quando é realizado o ultrassom morfológico, e com essa nova técnica será possível identificar a doença já na 11ª semana. “O diagnóstico antecipado possibilita o tratamento do feto ainda na barriga, através de cirurgia intra-útero, o que pode evitar que a má formação acarrete em danos extremos, como a paralisia parcial dos membros inferiores”, afirma Sá.

O Simpósio também irá abordar a evolução do exame de Cariótipo Fetal pelo sangue materno para detectar Síndromes Genéticas sem a necessidade de procedimentos invasivos.

Além do Dr. Meagher, outros especialistas de renome farão parte do evento, como o Dr. Zugaib, professor titular de obstetrícia da USP; o Dr. Eduardo Fonseca, responsável por um importante estudo sobre o uso da progesterona para prevenir o parto prematuro; Elizabeth Asztalos, neonatologista canadense; Dr. José Maria Lopes, diretor e fundador do Grupo Perinatal; e Dr. Marcelo Burlá, presidente da Sgorj.

Todos os participantes do Simpósio de Perinatologia vão ganhar o título de membro online da Sociedade Internacional de Ultrassonografia em Obstetrícia e Ginecologia (ISUOG), organização médica voltada ao desenvolvimento da saúde da mulher por meio da educação e pesquisa. Dentre os benefícios estão acesso a todo o conteúdo do jornalUltrasound in Obstetrics and Gynecology e do site, que conta com amplo espaço para debates e fóruns médicos, publicando os mais recentes estudos e casos mundiais. Os membros também receberão descontos em simpósios internacionais, como o 24º Congresso Mundial de Ultrassonografia em Obstetrícia e Ginecologia que ocorre em setembro, em Barcelona.

Serviço:

IV Simpósio Internacional de Perinatologia

09 de maio - das 7h às 19h

10 de maio - das 8h30 às 14h

Local: Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Inscrições através do telefone: (21) 3063-0201 ou [email protected]

Você pode gostar