Por bferreira

Rio - Um ácido é o novo ‘trunfo’ dos idosos contra doenças do envelhecimento. O suplemento de óleo de peixe, derivado do ômega 3, preserva os neurônios, turbinando a memória e o aprendizado. Pessoas com mais de 55 anos que tomaram a substância durante estudo tiveram melhora de 95% em testes de memorização.

A pesquisa envolveu 485 idosos em 19 clínicas nos Estados Unidos. Os voluntários eram fisicamente saudáveis mas já apresentavam queda na capacidade de reter lembranças e elaborar pensamentos, e em funções da linguagem — indícios da senilidade.

Eles foram divididos em dois grupos: um deles tomou 900mg do suplemento, o ácido docosahexanóico (DHA), diariamente, por 24 semanas. O outro tomou placebo. Todos passaram por testes cognitivos — de percepção, raciocínio, imaginação, memória e outros — ao longo do tempo. Os que ingeriram as pílulas tiveram pontuações sensivelmente maiores no teste de memória e aprendizado.

CONEXÕES CEREBRAIS

“A ação do ácido docosahexanóico se dá, destacadamente, no funcionamento do cérebro. Esse tipo de ômega 3 mantém os neurônios protegidos e, com isso, facilita as sinapses, que são as conexões responsáveis pela memória”, explicou a farmacêutica da Officilab, Fernanda Chalabi.

O ômega 3 é um ácido graxo essencial, espécie de gordura que não é produzida espontaneamente pelo corpo, mas é fundamental para o bom funcionamento do organismo. O meio de obtê-lo é pela alimentação.

O DHA também é vendido em cápsulas. Na Officilab, há o ‘Ômega 1000’, com substrato extraído da barracuda, peixe de águas profundas como o salmão, mas que não retém tantas toxinas. As pílulas devem ser tomadas sob orientação médica.

Se for ingerido na gestação, o ômega 3 ajuda a formar o tecido do cérebro e a retina do bebê. “Depois de nascer, nós continuamos tendo que repor essa substância no corpo, porque ela passa a estimular a renovação das células das estruturas que ela ajudou a gerar”.

Além de todas as atribuições, o ômega 3 (e o DHA) tem função anti-inflamatória. “Combate inflamação gerada por radicais livres do próprio organismo”, diz Fernanda.

RECEITA CONTRA ESQUECIMENTO

INGREDIENTES
1 lata de sardinhas em óleo; 2 ovos cozidos; 1 cenoura pequena crua; ½ cebola roxa; 10 folhas de hortelã; 1 colher (sopa) de azeite extra virgem; 1 colher (sopa) de biomassa de banana verde ou de farinha de banana verde; 1 colher (chá) rasa de cúrcuma em pó; 1 pitada de pimenta do reino.

PREPARO
Num processador de alimentos, bata os ingredientes aos poucos, até formar uma pasta.

Você pode gostar