Holandês cria joia feita com ar poluído da cidade de Pequim, na China

Anéis desenvolvidos por designer fazem parte de projeto para criar parques com ar limpo na capital chinesa

Por O Dia

Pequim - Enquanto governos gastam muito dinheiro para acabar com a poluição nas cidades, fashionistas estão pagando para tê-la bem perto. O designer holandês, Daan Roosegaarde, criou uma joia feita com a poluição do ar da cidade de Pequim, capital que sofre constantemente com a qualidade do ar.

Com uma máquina revolucionária, o ar poluído será compressado para criar as "pedras de poluição" que vão fazer parte do design dos acessórios de Roosegaarde. Os joalheiros, por sua vez, vão colocar a pedra dentro de uma armação feita com um metal de alta qualidade de origem local para confeccionar o "anel de poluição".

Cada anel será feito com aproximadamente um quilometro cubico de ar poluído. Eles fazem parte do SMOG Project, em português Projeto Poluição, de Daan. O designer de 35 anos, está em Pequim fazendo planos com o prefeito da cidade para realizar o primeiro parque "limpo" de Pequim.

Protótipo do anel feito com ar poluído de Pequim%2C na ChinaDivulgação

Os anéis, que serão vendidos por volta de 30 e 300 reais, representam uma iniciativa de Roosegaarde em explorar a relação entre pessoas, tecnologia e espaço, e principalmente sustentabilidade. "Eu sempre tento fazer algo que melhore o mundo" disse o designer ao jornal DailyMail.

"Eu quero mostrar que as pessoas podem fazer parte da solução. Os anéis podem não ser a solução, mas eles podem ser a ponte entre onde estamos agora e onde precisamos estar" afirmou Daan.

Os anéis ainda estão em fase de desenvolvimento. Os primeiros protótipos mostram uma pedra clara com um ponto preto de partículas de sujeira encaixado no centro da joia.

Daan e sua equipe estão agora no processo de criar uma instalação segura e que não gaste energia para capturar a poluição do ar, e deixá-lo limpo. Os lucros do projeto vão para financiar os primeiros parques com "ar limpo" de Pequim.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência