Obama visita tropas no Afeganistão

Viagem acontece após escândalo em hospitais de veteranos

Por O Dia

Afeganistão - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aterrissou ontem no Afeganistão para visitar as tropas americanas que ainda se encontram em território afegão, em uma viagem surpresa. Na comitiva, também foi o músico country Brad Paisley, para entreter as tropas.

Obama falou para os cerca de 32 mil oficiais em terras afegãsReuters / Jonathan Ernst

Falando rapidamente a comandantes militares na base aérea de Bagram, Obama disse que uma das razões de sua visita era discutir o plano dos Estados Unidos para o restante deste ano, quando a maioria das tropas será retirada do Afeganistão, e para o futuro. “Nós provavelmente vamos anunciar algumas decisões em breve”, disse Obama. Atualmente, há cerca de 32 mil oficiais americanos no Afeganistão, bem menos que os cem mil de 2011.

Hoje, os Estados Unidos comemoram o Memorial Day, uma data na qual os americanos lembram e homenageiam todos aqueles militares que serviram ao país nas Forças Armadas e perderam a vida no campo de batalha.

A viagem de Obama acontece, além disso, no meio de uma onda de críticas suscitadas pelo escândalo surgido nos hospitais de veteranos, depois que se descobriu que o mau atendimento e a manipulação das listas de espera estavam relacionados com a morte de 40 ex-militares em um desses centros em Phoenix (Arizona).

Últimas de _legado_Mundo e Ciência