Jovem indiana é assassinada por irmãos por fugir para se casar

Adolescente de 17 anos foi morta a tiros pelos irmãos, que depois queimaram o corpo

Por O Dia

Nova Délhi - Uma jovem indiana foi assassinada a tiros por seus irmãos, que depois queimaram o corpo, em represália por ter fugido de casa para se casar, informou nesta segunda-feira a imprensa local. O fato ocorreu nesta manhã quando Devendri, de 17 anos, voltou para casa na cidade de Sabapur, no estado de Uttar Pradesh, após ter fugido no sábado, disse uma fonte policial à agência "PTI".

Tudo aconteceu sem que ninguém da família denunciasse, fato que fez a polícia abrir a investigação começando pelos parentes. No rígido e hierárquico sistema hindu de castas, ainda muito forte nas regiões rurais, a tradição manda que o casamento seja arranjado pelas famílias, levando em considerações aspectos sociais, econômicos e religiosos.

Um casamento entre pessoas de diferente casta - ou a simples fase de paquera - costuma gerar repúdio dos familiares do casal, uma oposição cujo extremo se manifesta nos chamados "crimes de honra" para recuperar a dignidade perdida. Embora não existam dados oficiais sobre a quantidade de "crimes de honra" cometidos na Índia, a Associação de Mulheres Democráticas calcula cerca de mil por ano.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência