Moradores voltam para cidade destruída por tornado fatal nos Estados Unidos

Tornado devastou a cidade de Pilger, em Nebraska e deixou uma criança morta e mais de 20 pessoas feridas

Por O Dia

Estados Unidos - Os moradores que foram forçados a abandonar um vilarejo no Estado norte-americano do Nebraska devastado por um tornado, que matou uma criança e feriu mais de duas dúzias de pessoas, começaram a retornar nesta terça-feira para recolher os seus pertences das casas, empresas, uma igreja e uma escola arrasadas.

A cidade de Pilger, que tem poucos quarteirões e abriga cerca de 350 pessoas, foi atingida diretamente na tarde de segunda-feira por tornados que varreram uma área de cultivo no norte do Nebraska, devastando mais de 75 por cento dos edifícios, disseram autoridades.

"Pilger se foi", declarou Sanford Goshorn, diretor de gerencimento de emergências do condado de Stanton. "O tornado passou bem pelo centro da cidade”.

Dois tornados começando a se formar na mesma área rural do Nebraska%2C nos EUAReuters

Uma criança de cinco anos morreu em uma casa móvel e uma segunda pessoa perdeu a vida em um acidente de trânsito no leste da cidade, disse o xerife do condado de Stanton, Mike Unger, a repórteres. Dezenas de pessoas foram atendidas em hospitais por ferimentos provocados pela tempestade, informaram as autoridades.

Pilger, que se localiza 160 quilômetros a noroeste de Omaha, foi a cidade mais atingida em uma área de três condados. Entre os edifícios danificados ou destruídos estão a prefeitura, a sede do corpo de bombeiros, a agência dos correios, a biblioteca e a escola, disse Unger.

O xerife afirmou que entre 40 e 50 casas foram destruídas ou danificadas quando o tornado disparou para o nordeste passando por Pilger.

Homem fala ao telefone em frente aos destroços deixados pelo tornado em cidade de NebraskaReuters

O Centro de Previsões de Tempestade do Serviço Nacional de Meteorologia de Norman, Oklahoma, relatou pelo menos um e possivelmente dois casos em que um par de tornados de grandes proporções ocorreu simultaneamente, um fenômeno raro, segundo meteorologistas.

Uma ameaça de tempestades severas nesta terça-feira se estende do leste de Montana até áreas tão distantes no leste e no norte quanto Nova York e Vermont, afirmou o meteorologista Bill Bunting.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência