Por bferreira

Rio - Vegetais fazem bem à saúde e, com exceção de algumas crianças, ninguém questiona isso. O que pouca gente sabe é que existe um ‘ranking’ dos mais nutritivos e nele o agrião ocupa o primeiro lugar. A lista com 41 tipos de verduras, frutas e legumes faz parte de pesquisa da Universidade William Paterson, nos Estados Unidos.

Os vegetais receberam notas de 10 a 100, de acordo com a quantidade de 17 substâncias (potássio; fibra; proteína; cálcio; ferro; tiamina; riboflavina; niacina; folato; zinco; além das vitaminas A, B6, B12, C, D, E, e K). O agrião foi o único que recebeu pontuação máxima e, no topo da lista, destacam-se alimentos com folhas verde-escuras, como couve e espinafre.

“Vegetais verdes escuros têm mais vitaminas e são ricos em ferro”, explica a nutricionista e professora do Centro Universitário Celso Lisboa, Paula Paraguassu.

Segundo ela, a batata doce (penúltima da lista)tem mais carboidratos do que vitaminas, o que justifica a ‘má colocação’. “Mas todos os vegetais são importantes para o corpo. A batata é fonte de energia”, disse.

Inicialmente, pesquisadores escolheram 47 alimentos, mas seis foram ‘eliminados’ entre eles o alho e a cebola, porque não foram considerados muito nutritivos.

Vegetal cru é mais saudável

Se você só come agrião na rabada, melhor procurar outras opções. Paula lembra que alimentos crus oferecem mais nutrientes, porque algumas vitaminas são eliminadas com o cozimento. Para quem não gosta do sabor das folhas, a dica é bater com suco ou recorrer à velha tática de ‘misturar no feijão’. “Um copo de suco de laranja, dois talos de agrião, gengibre e mel formam um suco gostoso”.

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