Astrônomos descobrem planeta 'potencialmente habitável'

Tendo como base o índice de similaridade, Gliese 832 c é o terceiro mais parecido com a Terra

Por O Dia

Rio - Astrônomos descobriram um novo planeta potencialmente habitável. Há 16 anos-luz de distância da Terra, a descoberta foi apelidada de Gliese 832 c. A massa do planeta é de pelo menos cinco vezes a massa da Terra. Tendo como base o índice de similaridade, o planeta é o terceiro mais parecido com a Terra.

O grupo de astrônomos de diversas nacionalidades é liderado por australianos da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW). O planeta foi detalhado em um artigo publicado no Astrophysical Journal.

Gliese 832 c é o terceiro planeta mais parecido com a Terra Divulgação

“Dada a grande massa do planeta, é provável que ele possua uma atmosfera massiva, que pode fazer do planeta inabitável. Uma atmosfera mais densa manteria o calor preso e faria com que ele fosse quente demais para vida”, disse o professor Chris Tinney em um comunicado no site da UNSW. Já o artigo sobre o tema propõe outra abordagem. “É natural perguntar se o planeta poderia ter um satélite gigante que possa ser habitável”, detalham o pesquisadores.

Telescópios localizados no Chile foram usados para localizar o planeta. O Gliese 667C c é o planeta encontrado mais parecido com a Terra, estando a 23 anos-luz de dela. Em seguida, o Kepler-62, que no entanto, fica muito distante, há 1.200 anos-luz de distância.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência