Americanos bloqueiam passagem de imigrantes ilegais na Califórnia

Mais de 52 mil crianças desacompanhas foram pegas tentando entrar pela fronteira entre México e EUA desde outubro

Por O Dia

Estados Unidos - Manifestantes anti-imigração bloquearam a chegada de três ônibus que transportavam famílias centro-americanas para uma estação da polícia de fronteira dos Estados Unidos, nesta terça-feira.

Os imigrantes, um grupo de cerca de 140 pessoas entre adultos e crianças, foram enviados do Texas para San Diego, na Califórnia, para serem registrados e submetidos a procedimentos de checagem, antes de provavelmente serem liberados sob supervisão limitada à espera dos procedimentos de deportação, disseram autoridades de imigração.

'Parem a imigração ilegal', diz cartaz. 'Devolva ao remetente', ironiza outro%2C referindo-se aos imigrantesReuters

Mas os planos de levar imigrantes para um posto da polícia de fronteira em Murrieta, 100 quilômetros ao norte de San Diego, provocaram o protesto do prefeito da cidade, Alan Long, que disse que eles representariam uma ameaça de segurança pública à sua comunidade.

O grupo é parte de uma crescente onda de famílias e de menores desacompanhados que deixam a Guatemala, El Salvador e Honduras e entram aos milhares nos Estados Unidos por meio de redes de tráfico de pessoas, através do México.

A maioria vai para o Texas, sobrecarregando as instalações para detenções e processamento.

Americanos cercaram ônibus de imigrantes ilegais com bandeiras e os mandaram 'voltar para casa' Reuters

O aumento deixou as autoridades de imigração dos EUA em dificuldades para lidar com o grande número de centro-americanos, que, por lei, o governo não pode deportar imediatamente, como poderia fazer com mexicanos ou canadenses ilegais.

Mais de 52 mil crianças desacompanhas da América Central foram pegas tentando entrar pela fronteira entre México e EUA desde outubro, o dobro do número no mesmo período do ano anterior, segundo dados da agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA. Milhares mais foram apanhados na presença dos pais.

O grupo no meio da discórdia desta terça-feira chegou de avião ao meio dia em San Diego, vindo do Texas, onde havia sido detido enquanto tentava cruzar a fronteira e foi colocado em três ônibus para Murrieta.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência