Por guilherme.souza

Estados Unidos - Já se perguntou o motivo dos cães cheirarem o traseiro um do outro? Um estudo realizado pelo Dr. George Preti, cientista do Centro Monell Chemical Senses, em Whasington, nos EUA, conta o que leva esses animais a praticar tal atitude. Segundo ele, a prática é feita para descobrir informações e detalhes específicos, como dieta e estado emocional do animal que esta sendo cheirado.

Os cães fazem isso para descobrir informações sobre outros cães%2C incluindo o sexo%2C dieta e estado emocional do cão sendo cheiradoReprodução Internet

Através de sua pesquisa, foi descoberto que pelo cheiro da secreção, os animais farejadores tem informações sobre sexo, dieta e estado emocional do animal farejado. Preti explica que o olfato dos animais, é cerca de 10.000 mil a 100.000 mil vezes mais sensível que o nariz humano. E diz que quando um animal cheira o orifício do outro, ele esta na verdade coletando informações do animal farejado.

A descoberta mostra que no traseiro dos cães há uma área chamada "saco anal", onde ficam informações químicas sobre o animal. George conta como os cães conseguem capitar esses odores, especialmente em uma área onde também há o mau cheiro das fezes. "Você acha que o cheiro do cocô de cachorro iria dominar o cheiro sensível, mas os cães têm um segundo sistema olfativo em seu nariz hiper-sensível, chamado órgão de Jacobson", explica. Concluindo que os animais se cheiram para conhecer um ao outro através do olfato.

Você pode gostar