Empresa lança teste genético que verifica se relacionamento tem futuro

Kit avalia a personalidade e até a compatibilidade genética do casal

Por felipe.martins , felipe.martins

Rio - Encontrar a pessoa certa é o desejo de quase todo mundo. Mas como saber se quem está ali do outro lado da cama é a melhor escolha entre tantas possíveis? Uma empresa canadense promete usar a ciência para responder a essa pergunta: lançou um kit com testes que avaliam a personalidade e até a compatibilidade genética do casal. Segundo especialistas, ‘química’ é realmente importante para construir relações felizes, porém é preciso muito mais, inclusive admiração e objetivos em comum.

De acordo com o terapeuta sexual e ginecologista Amaury Mendes Junior, a química é, sim, um dos ingredientes principais para um relacionamento completo. “Liberamos feromônios que são captados por outros indivíduos. Essa troca química também acontece através do suor, do cheiro. Isso tudo é determinado pelos nossos genes”, explica.

Como prova de que a tal química influencia nas relações amorosas, principalmente quando o assunto é sexo, Amaury diz que, em seu consultório, alguns casais relatam problemas de incompatibilidade: “Eu não gosto do cheiro dela, a química não rola”, conta ele.

Rayssa e Jonas se conheceram na universidade e estão namorando há sete meses João Laet / Agência O Dia

Na opinião do médico, iniciativas como a da empresa Instant Chemistry, que oferece os testes, são bem-vindas e, quem sabe, uma tendência para o futuro. Ele diz que muitas pessoas, principalmente aquelas que já passaram por diversas relações, optariam por buscar respostas dessa forma, para evitar novos envolvimentos não duradouros.

Porém, o especialista alerta: resumir o homem ao aspecto físico não é o caminho. É preciso analisar outros aspectos, como o social, o emocional e até o espiritual. Mesmo assim, ele lembra: nenhum exame é capaz de dar certeza absoluta que o casamento irá durar.

Para Luciana Mescolim, psicóloga do Hospital Adventista Silvestre, alguns segredos são valiosos. Respeitar o espaço do outro, ter objetivos em comum e admirar o companheiro aumentamm, e muito, as chances de manter a relação por mais tempo. “Meus pacientes que fazem atividades separados permanecem juntos por mais anos, e de uma maneira mais saudável, sem tanta discórdia”, explica.

Admiração é importante. Luciana crê que cada um tem seus motivos para admirar, seja profissionalmente ou pela capacidade de dar a volta por cima, ou até pelo bom humor. No caso de Rayssa Dias, 20 anos, e Jonas Feitosa, 22, que namoram há sete meses e se conheceram na faculdade,os planos para o futuro e a admiração mútua mantêm o casal unido. “Admiro a forma como ele pensa nos outros, como foca sua atenção e preocupação no próximo,” conta. Já o rapaz adora a vontade de Rayssa em vê-lo bem e feliz.

Além dos testes físicos, kit também tem um exame de personalidade

Para avaliar a compatibilidade entre apaixonados e suas chances de ficarem juntos, a empresa Instant Chemistry, com sede no Canadá, estipulou três etapas diferentes. Uma delas compara o modo como o cérebro de cada um processa o neurotransmissor serotonina, que está associado às respostas emocionais e ao sucesso conjugal.

Um segundo exame avalia seis variantes de gene do sistema HLA. Quanto mais diferentes forem entre elas, mais o casal é ‘compatível’. O gene está relacionado à atração física.Ao contratar o serviço, o casal recebe um kit para que ele e ela coletem suas salivas, o que torna possível a análise genética e dos níveis de serotonina. O material é enviado por correio ao laboratório da empresa.

Além disso, um teste de personalidade online também deve ser feito pelos dois, completando as etapas do exame de compatibilidade. Os resultados, em porcentagens, são acessados pelo casal no site da empresa.Quando os índices não agradam, a equipe oferece conselhos para que as pessoas tentem ficar juntas, mesmo sem a compatibilidade esperada. O kit custa 199 dólares, mas o site (www.instantchemistry.com) ainda não faz entregas no Brasil.


Reportagem de Isabela Borges

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia