Tremor de 6,1 pontos deixa 87 feridos na Califórnia

Houve cortes de energia elétrica na região norte. Mais de 20 mil moradores estariam sem eletricidade na região de Napa

Por O Dia

Estados Unidos - Após o terremoto da madrugada de ontem, a parte norte da Califórnia (EUA) está sob estado de emergência, decretado pelo governador Jerry Brown. A região foi sacudida por um tremor de terra que atingiu 6,1 pontos da escala Richter. Foram atendidos pelo menos 87 feridos e há registro de danos materiais no que é considerado o maior abalo que atingiu o estado desde 1989.

O governador solicitou que as agências estatais ajudem nos trabalhos de assistência após o terremoto. Houve cortes de energia elétrica na região norte. Mais de 20 mil moradores estariam sem eletricidade na região de Napa.

O terremoto que ocorreu de madrugada na região norte da Califórnia deixou várias ruas com escombros de prédios%2C tijolos e vidros quebrados Reuters

Em nota, Brown informou que o seu “escritório de serviços de emergência esteve completamente ativo desde a primeira hora da manhã e está trabalhando estreitamente com os responsáveis de emergência em nível estadual e local para responder ao impacto crítico em estruturas de edifícios”.

O Serviço Geológico americano divulgou que o epicentro do tremor foi registrado a dez quilômetros de profundidade, cerca de dez quilômetros a sudoeste da cidade de Napa e a 80 quilômetros a sudoeste de Sacramento. Segundo o diretor-geral de operações do Departamento de Bombeiros de Napa, John Callanan, a situação é muito preocupante.

Ele revelou que o setor teria esgotado seus recursos ao apagar seis incêndios, transportado moradores feridos e atendido a chamadas sobre cortes elétricos e vazamentos de gás.

De acordo com o departamento, dos 87 feridos, três estão em estado grave. Um deles é um menino atingido por escombros de uma chaminé. Pelo menos 70 vítimas foram levadas para o Centro Médico Queen of the Valley em Napa. Lá, os funcionários preparam um centro de emergência no estacionamento da unidade para receber os feridos.

As autoridades locais informaram que inspeções foram feitas para detectar possíveis danos a infraestruturas. Duas estradas acabaram fechadas para que o estado de conservação pudesse ser avaliado. As pontes da área da baía, onde se encontra San Francisco, não sofreram danos, de acordo com a Patrulha Fronteiriça da Califórnia.

Um incêndio em estacionamento de trailers destruiu pelo menos quatro casas em Napa, onde o sismo encheu as ruas de tijolos, vidros quebrados e outros escombros.

Risco de outro tremor forte

Meia hora depois do terremoto da madrugada de ontem, seis tremores de menor magnitude ocorreram na região. O maior deles foi de quatro graus. Segundo o Serviço Geológico, isso significa que há 54% de possibilidades que se registre um novo abalo forte nos próximos sete dias.

No terremoto de Loma Prieta, em outubro de 1989, morreram 63 pessoas, 16 mil casas ficaram destroçadas e se quebrou parte da Bay Bridge, a longa ponte que une San Francisco com o leste da baía.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência