Por bferreira

Rio - Os olhos são as famosas ‘ janelas da alma’, mas também funcionam como ‘espelhos’ para a saúde do corpo. Sinais de pressão alta, alterações de glicose e de problemas neurológicos, hormonais e até de fígado podem ser revelados. De acordo com especialistas, o exame de fundo de olho detecta principalmente hipertensão e diabetes, que é a maior causa de cegueira definitiva em todo o mundo.

Segundo o oftalmologista Richard Yudi Hida, diagnosticar doenças que atingem o organismo como um todo é possível através da retina. “Conseguimos analisar os vasos sanguíneos dos olhos que, consequentemente, dão um panorama de como estão as artérias e veias do resto do corpo.”

Algumas características detectadas no exame, como o inchaço das paredes dos vasos, ajudam a mensurar há quanto tempo o paciente sofre de pressão alta. No caso da diabetes, pequenas hemorragias causadas pela glicose alta servem de alerta.

Quando o assunto são doenças neurológicas, Yudi Hida afirma que sintomas nos olhos podem ser efeitos de tumores na cabeça e pressão craniana anormal, por exemplo. Isso acontece porque o nervo ótico é uma extensão do nosso cérebro. Entre os indícios, estão a queda de um dos olhos repentinamente (conhecido como olho caído); visão borrada ou dupla; cegueira momentânea e uma pupila mais dilatada que a outra .

O médico recomenda, nesses casos, procurar uma emergência. “Visitar regularmente um oftalmologista ajuda a diagnosticar esses males, e claro, acelerar a busca por tratamento adequado junto ao especialista na doença. Só controlando-as é possível combater os sinais oculares,” esclarece.

Até estresse diagnosticado

Uma investigação da saúde ocular também pode apontar para deficiências hepáticas, autoimunes, distúrbios na tireoide e até mesmo estresse. No caso de pacientes que sofrem de cirroses e hepatites, é comum que a parte branca dos olhos fique amarelada. Já doenças autoimunes, como artrite reumatoide, deixam o olho seco, pois o sistema imunológico ataca a glândula lacrimal, impedindo a lubrificação natural.

O hiper ou hipotireoidismo também influenciam a visão. “Há um acúmulo de gordura na parte de dentro, o que faz com que eles fiquem saltados”, diz o médico. O tremor nas pálpebras, segundo o oftalmologista, é um sinal de estresse físico ou psicológico.

Você pode gostar