Estado Islâmico já controla 40% de cidade curda na Síria, diz observatório

Rebeldes teriam avançado ainda mais no território da cidade de Kobani, localizada na fronteira do país com a Turquia

Por O Dia

Síria - Combatentes do Estado Islâmico (EI) avançaram ainda mais fundo em Kobani, situada na fronteira com a Turquia, nesta sexta-feira. De acordo com Rami Abdulrahman, do Observatório Sírio para Direitos Humanos, a investida ocorreu após o grupo rebelde assumir todo o controle de uma área onde está situada a administração curda, ocupando ao menos 40% da cidade síria.

Militantes do grupo Estado Islâmico celebraram tomada de territóriosReuters


Os militantes do EI controlam agora quase totalmente o "quarteirão da área de segurança", sede dos edifícios da administração do governo local, disse Abdulrahman.

Apesar da afirmação, um oficial militar curdo que está em Kobani, cidade também conhecida como Ayn al-Arab, disse que há confrontos entre militantes do Estado Islâmico e combatentes curdos ao lado de um edifício utilizado pelas forças de segurança curdas, mas negou qualquer avanço importante dos extremistas islâmicos.

Ainda de acordo com o oficial Ocalan Iso, vice-chefe das forças curdas, o Estado Islâmico ainda está bombardeando o centro da cidade com projéteis de morteiros, "o que demonstra que seus combatentes ainda não estenderam seu controle sobre mais de 20% cidade".

Últimas de _legado_Mundo e Ciência