Por victor.duarte

Síria - O Estado Islâmico (EI) tomou o controle, nesta quinta-feira, de grande parte do campo de gás de Al Sha'er, na província síria de Homs, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos. A ONG afirmou que os radicais islâmicos dominam amplas áreas da jazida, depois que as forças governamentais se viram obrigadas a retroceder perante o avanço do EI.

Atualmente, os enfrentamentos entre ambos lados se concentram nos arredores do campo de gás. nesta quarta-feira, pelo menos 30 membros do regime sírio morreram nos combates contra os extremistas, que na segunda-feira garantiram o controle de três poços desta jazida.

Al Sha'er foi alvo de um ataque dos radicais no final de julho, no qual morreram pelo menos 350 pessoas e que foi repelido pelo regime após quase dez dias de confrontos nos quais os extremistas chegaram a controlar o local. O EI proclamou no último mês de junho um califado no Iraque e na Síria, onde conquistou áreas do centro e do norte de ambos países.

Em seu progresso, procurou tomar jazidas de gás e de petróleo, que são umas de suas principais fontes de financiamento. Algumas destas instalações foram bombardeadas pelos aviões da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, principalmente as localizadas na província de Deir ez Zor, a mais rica em petróleo da Síria e controlada quase em sua totalidade pelos radicais.

Você pode gostar