Por paloma.savedra
Publicado 06/11/2014 16:21 | Atualizado 06/11/2014 16:30

Montevidéu - Um dos símbolos da austeridade do presidente uruguaio José Mujica, o fusquinha azul que sempre lhe acompanha poderá ter outro dono. Isto porque, segundo a revista Búsqueda, o chefe de estado mundialmente conhecido por sua simplicidade e políticas de vanguarda - como a legalização da maconha -, estuda a proposta de um xeque árabe, que pagaria um milhão de dólares pelo Volkswagen de 1987.

Famoso fusquinha celeste de Mujica pode ser vendido a um xeque árabe por um milhão de dólaresEfe

Segundo a publicação, a proposta foi feita durante a cúpula de G77+China, no meio do ano, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. E, de acordo com a última declaração de renda de Mujica, o famoso fusca celeste, do ano de 1987, está avaliado em 70.000 pesos, o equivalente a 2.800 dólares. 

Caso decida vender o famoso fusca, Mujica doaria o dinheiro para o Plan Juntos (programa uruguaio de construção de casas para pessoas sem recursos), ou para outro projeto no país.

Apesar de surpreso, Mujica declarou que esta não foi a única oferta pelo seu veículo: "Primeiro, me fizeram uma proposta. Fiquei um pouco surpreso e, no início, duvidei e não dei muita importância. Mas depois me fizeram outra proposta e levei um pouco mais a sério. Em todo caso, se for concretizado, o dinheiro irá para o Plano Juntos (de construção de moradias populares) ou que for que favoreça o Uruguai", afirmou o presidente. 

De acordo com a revista Búsqueda, em setembro, em um encontro com representantes diplomáticos em Montevidéu, o embaixador do México, Felipe Enríquez, também ofereceu dez veículos em troca do famoso Fusca azul.


Você pode gostar