Terremoto de magnitude 5,6 sacode o Leste da Papua Nova Guiné

Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso para o risco de ondas gigantes

Por O Dia

Austrália - Um terremoto de magnitude 5,6 atingiu nesta terça-feira a Ilha de Bougainville, no Leste da Papua Nova Guiné, sem que as autoridades tenham informado sobre vítimas e danos materiais.

O epicentro do tremor foi localizado a dez quilômetros de profundidade, a 128 quilômetros a Oeste de Panguna e a 132 a Oeste de Arawa, ambas na ilha de Bougainville, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica em todo o mundo. O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso para o risco de ondas gigantes.

A ilha de Nova Guiné, cuja metade Oeste pertence à Indonésia, está localizada sobre o "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é sacudida, todos os anos, por cerca de 7 mil tremores, a maioria deles moderados.

Um terremoto de magnitude 7 no Mar de Bismarck, ao leste da Papua Nova Guiné, provocou uma onda gigante em 1998 que arrasou dezenas de vilarejos e causou mais de 2,2 mil mortes, a maior tragédia na história da Papua Nova Guiné.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência