Por victor.duarte
Colômbia - Um concurso chamado "Miss Tanguinha" está causando polêmica na Colômbia e pode virar alvo de uma investigação policial. Nesta competição de beleza, meninas de 5 a 11 anos de idade desfilam em trajes de banho, em frente a uma multidão em que geralmente muitos estão bêbados.
Ele é realizado anualmente há 20 anos na cidade de Barbosa, na região metropolitana de Medellín, no noroeste do país, como parte do Festival do Rio Suárez. Mas, quando as fotos da edição deste ano começaram a circular na internet no último fim de semana, uma onda de indignação tomou as redes sociais. Logo, os meios de comunicação e instituições governamentais também estavam criticando o "Miss Tanguinha".
Concurso 'Miss Tanguinha' com crianças causa polêmica na ColômbiaReprodução

O Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF), a Procuradoria Geral da República e o Ministério Público anunciaram uma investigação, com a promessa de punir os envolvidos.

Publicidade
Surpreendidas com a polêmica, autoridades da cidade defenderam o "Miss Tanguinha" dizendo que a disputa, longe de promover a exploração sexual de menores, como dizem as acusações feitas na Justiça, incentiva o cuidado com o corpo e coloca as candidatas em contato com causas em prol do meio ambiente.
O concurso está tão arraigado que a porta-voz da prefeitura, Tatiana Smith, reconheceu ter participado dele na infância, ficando com o título de "vice-rainha". E, dado que o Festival do Rio Suárez atrai cerca de 150 mil pessoas todos os anos, causa pouco estranhamento o fato de ninguém ter soado o alarme durante décadas.