Volta às aulas: crianças precisam de ‘treinamento’

Uma semana antes, horários de dormir e se alimentar devem retornar à rotina

Por O Dia

Rio - Voltar à escola pode ser difícil para muitos pequenos, que não querem que as férias terminem, e também para os pais, que precisam fazer as crianças cumprirem obrigações. Reacostumar os filhos a acordar cedo e também acertar os horários da alimentação deles são providências que devem ser tomadas pelo menos uma semana antes do retorno às aulas, para evitar problemas.

Crianças entre 2 e 6 anos são as que dão mais trabalho. Pais devem ser firmes e não ceder a pirraçasIstock

Para que tudo dê certo, é necessária atuação firme dos pais, que não podem cair na ‘conversa’ das crianças, que certamente vão reclamar e pedir para ficar em casa. Com relação ao sono, o ideal é readaptar a criança aos horários gradualmente, para que ela não sofra um baque na véspera do primeiro dia de aula. “As férias desabituam a criança e a hora de dormir acaba sendo mais relaxada. É preciso ir acertando os novos horários de dormir e acordar aos poucos ”, indica José Gabel, membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Quanto à alimentação, Gabel garante que o principal objetivo deve ser evitar que os pequenos pulem refeições durante os últimos dias de férias, especialmente o café da manhã. “É também importante oferecer uma dieta mais balanceada para que a retomada da rotina fique clara”, completa.

De acordo com o médico, são as crianças entre 2 e 6 anos de idade que mais têm problemas de readaptação com a volta às aulas.

INSEGURANÇA

“Elas fazem mais birra e se sentem inseguras. Os pais precisam ter pulso firme para não ceder a deixar a criança faltar aos dias iniciais”, aconselha ele. Outra dica é estimular o pequeno a voltar a frequentar a escola, lembrando sobre o reencontro com amigos, novas brincadeiras e conhecimentos que serão adquiridos. “Uma boa alternativa é apresentar algum atrativo, como uma lancheira ou material escolar novo”, diz.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência