Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Na cozinha, ele é tempero para alimentos. Na medicina, já é utilizado em tratamentos gástricos. Uma pesquisa verificou mais um benefício do açafrão: é capaz de diminuir sintomas da depressão. Esse resultado foi comprovado no estudo feito pela nutricionista Gizele Barankevicz, 23 anos, no qual ela identificou uma ação antidepressiva e também antioxidante no pó, oriundo da planta cúrcuma.
O pó%2C conhecido pela cor amarela%2C é retirado do miolo da cúrcuma (flor lilás na foto). Na culinária%2C dá sabor especial a várias receitasReprodução

Durante a pesquisa, Gizele percebeu que o alimento é capaz de reduzir e prevenir sintomas semelhantes ao da depressão humana. Para isso, ela fez um teste de ‘natação forçada’ em ratos, em tanques de acrílico: um grupo comeu cúrcuma e o outro, não. Os animais que ingeriram a planta nadaram para escapar da situação de risco. Mas os que não a comeram ficaram parados, sem tentar fugir do perigo.

“Quando a pessoa toma um antidepressivo, ela tem justamente o estímulo para sair da situação perigosa”, explica a pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

Apresentada no último dia 19, a pesquisa faz parte da dissertação de mestrado de Gizele. Segundo a nutricionista, o trabalho não analisa apenas a curcumina, um dos componentes da cúrcuma, mas todo o alimento. “Vou continuar esse trabalho no doutorado, para ver se dá o mesmo efeito em humanos. No mestrado, analisei uma dosagem padrão para todos os ratos, e agora quero testar mais profundamente”, ressalta.
Publicidade
Por ainda não ter feito testes em humanos, Gizele não sabe se há efeitos colaterais. Mas ela afirma que, em relação aos remédios antidepressivos, não há uma ação de dependência no organismo. “A ideia é que a cúrcuma seja usada no dia a dia, para não desenvolver a doença. O custo-benefício da planta em relação aos medicamentos é superior”, elogia.
ARROZ COM AÇAFRÃO
Publicidade
INGREDIENTES
5 xícaras (chá) de arroz
1colher (sopa) de açafrão-da-terra (cúrcuma) em pó
9 xícaras(chá) de água
2 xícara (chá) de manteiga
250g de amêndoa sem pele torrada e picada
Salsa picada a gosto
4 gemas

MODO DE PREPARO
Cozinhe o arroz com o açafrão na água com sal. Depois de cozido, reserve. Aqueça a manteiga em uma panela. Junte o arroz e mexa bem. Misture a amêndoa e a salsa. Mexendo bem, adicione uma gema por vez na panela. Aqueça o forno em temperatura média. Ponha o arroz na forma e leve ao forno por 20 minutos. Depois, já pode desenformar e servir o prato. Além de colorir, o açafrão dá um leve sabor amargo na comida.
Publicidade