Sérgio Mattarella é eleito o novo presidente da Itália

Candidato conseguiu 505 votos, maioria absoluta dos 1009 eleitores, entre deputados, senadores, representantes de regiões e senadores vitalícios

Por O Dia

Itália - Sérgio Mattarella, juiz do Tribunal Constitucional e várias vezes ministro, de 73 anos, foi eleito neste sábado como novo presidente da Itália, após a quarta votação realizada no parlamento do país. Mattarela conseguiu 505 votos, maioria absoluta dos 1009 eleitores, entre deputados, senadores, representantes de regiões e senadores vitalícios, na sessão conjunta presidida pela presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini.

Sérgio Mattarella é eleito o novo presidente da ItáliaEfe

Apesar das incertezas, devido à "traição" ocorrida em 2013, quando membros do próprio Partido Democrata (PD) abandonaram a candidatura de Romano Prodi, a escolha do antigo membro da Democracia Cristã (DC) como sucessor de Giorgio Napolitano estava praticamente garantida nesta votação. Nos três turnos anteriores, que tiveram início na quinta-feira, os grandes partidos do país tinham adotado a estratégia de votar em branco, frente à impossibilidade de chegar a um consenso de um nome capaz de alcançar dois terços dos votos em disputa.

Mattarella foi desde o princípio apoiado pelo líder do PD e primeiro-ministro, Matteo Renzi, que obteve apoio unânime do partido. Na manhã de hoje, depois de algumas negociações, o partido Novo Centro-Direita (NCD), aliados de Renzi no governo, aceitou apoiar a candidatura de Mattarela. O grupo do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, Forza Itália (FI), reiterou o voto em branco como sinal de rejeição ao nome proposto por Renzi.

O partido de Berlusconi não aprova a nomeação de Mattarela e considera uma "traição" não ter sido consultado antes da escolha. Além disso, anunciou o fim do chamado "Pacto de Nazareno", acordo que mantinha com o governo para tirar do papel algumas reformas constitucionais e o novo sistema eleitoral. Mattarela se transforma assim no 12º chefe de Estado italiano - a 13ª presidência após a reeleição de Napolitano em 2013. Nas próximas horas, o parlamento decidirá quando será realizada a posse de Mattarela. A expectativa é que o novo presidente assuma o cargo na segunda-feira.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência