Por clarissa.sardenberg

Estados Unidos - Um relatório divulgado por um senador nos Estados Unidos concluiu que praticamente todos os veículos que podem se conectar à Internet estão propensos aos ataques de hackers. O documento feito pelo político Ed ward Markey conta com dados de 16 empresas de automóveis norte-americanas. Segundo ele, hackers podem roubar dados pessoais dos usuários e até mesmo assumir o controle do veículo. As informações são do NY Times.

O senador alertou que a maioria dos sistemas implantados nos automóveis com nova tecnologia não detecta brechas ou responde rapidamente a elas. "Motoristas passaram a confiar nessas tecnologias, mas infelizmente a indústria automotiva não fez sua parte para nos proteger de ciberataques e invasões de privacidade", declarou o democrata Markey.

Relatório diz que hackers podem até mesmo assumir controle do volante de carros inteligentesDivulgação

De acordo com o relatório, o acesso às informações privadas pode ser feito via vírus no smartphone do motorista, bluetooth ou por CDs infectados executados no veículo.

Empresas como BMW, Chrysler, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Mazda, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Porsche, Subaru, Toyota, Volkswagen e Volvo já registraram invasões do tipo.

Um representante da Aliança de Construtores de Automóveis, sediada nos Estados Unidos, declarou que os veículos contam com uma "proteção sólida dos dados privados dos consumidores", no entanto, não citou nenhuma providência a ser tomada.

Você pode gostar