Conheça a chia, uma semente poderosa

Alimento é rico em nutrientes que combatem doenças e também melhoram as funções cerebrais

Por O Dia

Rio - Na cozinha, a chia é utilizada como tempero. Mas as funções da semente vão além: ela é uma forte aliada da vida saudável. Rica em nutrientes, tem ação anti-inflamatória, melhora as funções cerebrais e aumenta a imunidade. Uma das principais características do alimento é neutralizar a formação de radicais livres, o que combate o envelhecimento celular e previne o corpo de doenças, como o câncer.

Outro componente da chia é o ômega 3: 100 gramas têm até oito vezes mais do nutriente do que uma fatia de salmão. “O ômega 3 ajuda a diminuir o colesterol e previne doenças cardiovasculares”, explica a nutróloga Alice Amaral.

Rica em cálcio, potássio, selênio e zinco, a chia ajuda ainda a fornecer energia para as células nervosas, além de ser fonte de cerca de 9% da quantidade ideal de proteínas diárias para o corpo. Alice acrescenta que o alimento aumenta a força e a resistência dos músculos.

Ao ingerir os grãos, também é possível obter resultados positivos no funcionamento cerebral, por causa do alto índice de magnésio. Uma porção leva cerca de 27% da quantidade necessária que uma pessoa deve ingerir diariamente. “E é um nutriente bem raro ultimamente. Comemos muito produto industrializado”, acrescenta Alice.

O alimento também provoca saciedade, ajudando no emagrecimento. Alice sugere ingeri-lo meia hora antes de cada refeição. “Ele forma uma espécie de gel no estômago, gerando saciedade. É mais eficaz do que a linhaça” explica a especialista.

Versão em grãos é a melhor opção

Apesar das variadas formas da chia, o melhor é optar pelos grãos, diz a nutróloga Alice Amaral, pois nesta versão a propriedade antioxidante é mantida. O produto também é vendido em óleo e farinha. “O processo de moer faz com que a semente perca suas principais funções”. O ideal é ingerir duas porções diariamente. “Apenas quem tem diverticulite e inflamação no intestino grosso deve ficar atento”.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência