Por clarissa.sardenberg
Publicado 18/03/2015 14:12 | Atualizado 18/03/2015 18:51

Rio - A marca American Apparel teve o anúncio de um maiô fio dental banido após a modelo que usa a peça ter sido considerada muito nova para aparecer com uma imagem tão "sexualizada". Em mais uma polêmica para sua coleção, a Advertising Standards Authority (ASA), órgão que regula o setor publicitário, declarou que a propaganda da rede varejista deveria ser retirada após receber uma denúncia de que a campanha era "irresponsável e ofensiva" de uma menina de não mais de 16 anos.

American Apparel teve campanha banida Reprodução Internet

Segundo o britânico The Guardian, a ASA avisou a marca para não voltar a cometer ações do tipo.“Nós dissemos a marca para garantir que os anúncios futuros não incluam imagens inapropriadamente sexualizada de mulheres jovens”, declarou a ASA.

Em sua defesa, a American Apparel alegou que a modelo em questão tem 20 anos e que o maiô aparece em diferentes ângulos. Mesmo assim, o órgão regulador manteve sua posição: “Nós consideramos que a modelo tinha uma aparência jovem e que alguns consumidores poderiam considerá-la com menos de 16", afirmou o órgão.

"A modelo olhava para a câmera com suas nádegas visíveis. Em conjunto com a aparência jovem da modelo, o anúncio poderia ser interpretado como a sexualização da criança. Concluímos que o anúncio foi irresponsável”, completou.

As campanhas publicitárias da rede varejista fundada em 1989 são alvos constantes de polêmica e debate. O próprio fundador da American Apparel, Dov Charney, já foi processado por assédio sexual e em seguida demitido da empresa. Em julho deste ano, no entanto, ele reassumiu seu papel na marca como consultor, já que as investigações contra ele não foram concluídas.

Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias