Por bferreira

Rio - As olheiras de Amanda Djehdian, segunda colocada na última edição do Big Brother, viraram alvo de piadas e um dos assuntos mais comentados durante os três meses de confinamento. O mal, que atinge principalmente mulheres na faixa dos 35 anos, tem diversas causas, mas a boa notícia é que é possível amenizar as manchas com técnicas simples.

Participante da última edição do BBB, Amanda recorreu a maquiagem e aplicação de medicamentosDivulgação

No caso de Amanda, a origem é genética. Ela é descendente de armênios, povo em que é comum a pigmentação acentuada nos olhos. Para disfarçar as marcas, a ex-BBB recorria à maquiagem, especialmente aos corretivos. Além disso, a moça de 28 anos chegou a se submeter até a aplicações de um medicamento para preencher e clarear a área perto dos olhos, antes de entrar no reality show.

A coordenadora da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro Gabriella Albuquerque alerta essa técnica pode ser eficaz, mas é preciso antes consultar um especialista. Já as cirurgias, diz, só são válidas em casos de bolsas sob os olhos.

Gabriella sugere o uso de cremes com ação descongestionante, para ajudar na circulação sanguínea. “Uma boa ideia também é massagear os olhos e colocar compressas com chá de camomila na região”, cita.

Além da causa genética, a olheira pode surgir devido a noites mal dormidas, ao excesso de melanina no organismo e a alergias. Gabriela explica que dormir mal e sofrer de rinite alérgica alteram a circulação no local, aumentando a quantidade de pigmento que dá a cor roxa à pele. Já o envelhecimento, que provoca perda de gordura facial, também acelera o aparecimento de olheiras, diz ela. “Outro fator é o acúmulo de melanina. Com o excesso de sol, a substância pode se concentrar na região ocular e gerar olheiras mais amarronzadas”.

O QUE FAZER

Usar cremes com ação descongestionante para melhorar a circulação. Mas os produtos devem ser utilizados com recomendação de um dermatologista.

Compressas com chá de camomila. O chá deve ser preparado normalmente, como se fosse para beber. A receita natural também é uma forma de ajudar na circulação sanguínea.

Massagem pode ser uma boa opção. Num movimento circular com os dedos, massageie do canto externo ao interno dos olhos em direção ao nariz. Ao fazer isso, a circulação sanguínea na região ocular melhora.

Aplicações com medicamentos ajudam no clareamento e no preenchimento da área, como Amanda fez. Mas, assim como os cremes, este tipo de tratamento deve ser feito com prescrição de dermatologista.

Maquiagem também é uma forma de diminuir as olheiras, mas não resolve, apenas disfarça.

Você pode gostar