Por fernanda.macedo

Nepal - Um nepalês com mais de 100 anos foi resgatado com vida sob os escombros de sua própria casa uma semana depois do terremoto que atingiu o Nepal, informou neste domingo à Agência Efe uma fonte oficial.

O idoso, Fanchu Ghale, foi encontrado neste sábado por uma equipe de resgate da polícia nepalesa sob os escombros de sua casa em Kimtang-8, no distrito de Nuwakot (ao norte de Katmandu), afirmou o porta-voz do Ministério do Interior, Laxmi Prasad Dhakal.

"Embora vários meios de comunicação especularam sobre sua idade, a única coisa que podemos dizer é que supera os 100 anos, embora desconhecemos a idade exata", disse Dhakal, que acrescentou que o idoso foi trasladado de helicóptero ao hospital mais próximo.

De acordo com a ONU, o terremoto destruiu cerca de 160 mil casas e deixou outras 143 mil danificadas no NepalReuters

Segundo fontes dos serviços de resgate ao jornal local "Kantipur", o estado de saúde de Ghale era aparentemente bom, com exceção de alguns pequenos cortes nos lábios. Este novo "milagre" se une a outros ocorridos durante os últimos dias e ocorre quando nem os mais otimistas esperavam encontrar vida sob as edificações destruídas.

O porta-voz do Ministério do Interior nepalês tinha assegurado ontem à Agência Efe que existiam "poucas possibilidades de encontrar alguém com vida" sob os escombros, embora disse que isso não impediria que as equipes de resgate continuassem a busca.

Até este sábado, a última pessoa resgatada tinha sido uma jovem de 24 anos, que foi tirada sob os escombros de um edifício em Katmandu na noite da última quinta-feira por equipes do Nepal, Israel e Noruega, após permanecer 128 horas sob a terra. Nesse mesmo dia, um adolescente de 15 anos, Pemba Lama, foi resgatado após 120 horas nas ruínas do edifício de sete andares em que trabalhava na área de Gongabu.

O terremoto devastou vários distritos do Vale de Katmandu e setores da capital nepalesa, deixando até o momento um balanço de mais de 7 mil mortos e 14 mil feridos. De acordo com a ONU, o terremoto destruiu cerca de 160 mil casas e deixou outras 143 mil danificadas no Nepal.

Leia mais:

Nepal afasta possibilidade de encontrar mais sobreviventes após terremoto

Você pode gostar