Nepal reconstruirá o país com casas à prova de terremotos, diz premiê

Sushil Koirala antecipou também que seu governo pretende criar um ministério para enfrentar os desastres naturais

Por O Dia

Nepal - O primeiro-ministro do Nepal, Sushil Koirala, anunciou em visita à região do epicentro do tremor que devastou o país a construção de casas à prova de terremotos e a criação de um ministério para responder a esse tipo de crise.

"Muitas casas ficaram destruídas por todo o país. Agora o governo planeja construir imóveis que sofram menos com o impacto dos terremotos", disse Koirala em entrevista publicada pelos jornais locais "My Republica" e "Kantipur".

Sushil Koirala antecipou também que seu governo pretende criar um ministério para enfrentar os desastres naturaisEfe

Além disso, o primeiro-ministro antecipou que seu governo pretende criar, da mesma forma que outros países, um ministério para enfrentar os desastres naturais. "Trabalhemos juntos em vez de criticar o governo", disse Koirala, pedindo à oposição e outros setores da sociedade que respondam aos desafios vividos pelo país "com coragem" e deixem de lado "as visões pessimistas".

Segundo o último balanço oficial, o terremoto deixou mais de 200 mil imóveis destruídos e outros 190 mil danificados. Foi o tremor de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região em uma década desde 2005, quando outro terremoto deixou mais de 84 mil mortos na Caxemira.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência