Passageiros de ônibus no Peru aprendem história durante trajetos

Universitários dão aulas aos passageiros sobre a origem histórica dos locais pelos quais os veículos passam

Por O Dia

Peru - No meio dos enormes engarrafamentos do caótico trânsito de Lima, no Peru, a história virou mais uma passageira a bordo dos centenas de milhares de ônibus que trafegam nas vias, graças a universitários que dão aulas aos passageiros sobre a origem histórica dos locais pelos quais os veículos passam.

A iniciativa pretende "despertar nos cidadãos o interesse pela história com uma contribuição de informação" sobre lugares cotidianos, disse a diretora de marketing da Universidade San Martín de Porres (USMP), Carla Montero, onde o coletivo Cultura PE idealizou o projeto.

Passageiros de ônibus no Peru aprendem história durante trajetosPaolo Aguilar / EFE

O grupo é formado por três estudantes dessa universidade, que dedicam em seu tempo livre a subir e descer dos ônibus limenhos para dar breves lições de história pelo menos quatro vezes por semana.

"Nossa missão é dar dados básicos e curtos com discursos de cinco minutos, e também distribuímos folhetos para os passageiros continuarem seu trajeto lendo", explicou Montero. Para os jovens professores, viver no meio do trânsito e do caos afasta os peruanos de sua própria história, ao ponto de "serem turistas no próprio país", afirmou Carrión.

O estudante comentou que essa é uma das razões pelas quais decidiram contar história nos ônibus, por estarem certos que a única maneira de mudar as coisas é conhecer o passado para não voltar a cometer os mesmos erros.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência