Por clarissa.sardenberg

Alemanha - Cerca de 20 mil pessoas deixaram a cidade de Cologne, no leste da Alemanha, nesta quarta-feira, depois de autoridades terem descoberto uma bomba da época da Segunda Guerra Mundial. O artefato fabricado nos Estados Unidos estava enterrado e foi encontrado em uma obra, debaixo de uma ponte na cidade. Segundo o NY Daily News, será desarmado na tarde desta quarta.

Moradores, incluindo cerca de 1.100 idosos de uma casa de repouso, foram obrigados a deixar a cidade na maior evacuação depois do fim da guerra. Cerca de 600 deles, evacuados nesta quarta pela manhã, precisaram de cuidados médicos, segundo o responsável pela clínica, Otto Ludorff.

Idosos precisaram de cuidados após bomba da época da Segunda Guerra ser encontrada na Alemanha Reuters

Ludorff afirmou que toda a movimentação provocou "fardo físico e emocional" nos moradores, maioria com mais de 86 anos, segundo a TV alemã.

De acordo com autoridades, o rio ficará fechado para navegação assim como o espaço aéreo. A mídia local afirmou que a bomba foi descoberta na última sexta. Na época, Cologne era alvo de constantes bombardeios dos Aliados.

Centenas de explosivos da época ainda são descobertos na Alemanha todos os anos. Em geral, são desarmados em segurança. Em dezembro de 2011, a maior operação de eliminação de bomba na Alemanha desde 1945 foi montada em Koblenz para desativar duas bombas da Segunda Guerra Mundial encontradas no leito do rio Reno.

Você pode gostar