Criança pode aprender a salvar vidas

A partir dos 8 anos, pequenos já têm capacidade para chamar serviços de emergência e fazer massagem cadíaca

Por O Dia

Rio - A partir de 8 anos de idade, crianças já podem ajudar a socorrer pessoas em situação de emergência, como numa parada cardiorrespiratória. Caso estejam sozinhas com a vítima, a primeira orientação é identificar o problema e ligar para um serviço de emergência. Mas, enquanto esperam pelo atendimento, os pequenos são capazes de tomar algumas medidas que podem salvar vidas: no caso da parada cardíaca, por exemplo, podem fazer compressões.

Trecho da cartilha de curso do HCorDivulgação

Esses conceitos devem ser passados de maneira simples e divertida. “A ideia é ensinar o básico”, explica Hélio Penna, cardiologista do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, que organiza cursos sobre o tema. Segundo o médico, iniciativas assim são importantes porque muitas crianças ficam sozinhas com parentes e, em muitos casos, são o primeiro ou até o único recurso deles. “Na maioria dos países de primeiro mundo isso faz parte do currículo escolar”, diz.

O principal ensinamento é como fazer massagens cardíacas. “A gente ensina de uma maneira bem prática e elas repetem num manequim”, relata Hélio. Para ensinar o ritmo correto do movimento, são usadas músicas com batidas agitadas, como ‘Staying Alive’, do Bee Gees, e ‘I Like to Move’, do filme ‘Madagascar’. Também são usados manequins com luzes que piscam com o movimento certo.

Outros conceitos básicos também são abordados. “Falamos sobre queimaduras e cuidados dentro de casa, com ferimentos e fraturas”, afirma o cardiologista. Os ensinamentos servem também para quando a criança se machucar e estiver sozinha. Ele ressalta que as crianças aprendem com facilidade e gostam de repassar os ensinamentos. “Ficam encantadas”, afirma.


ORIENTAÇÕES
CUIDADOS COM OUTRAS PESSOAS

Parada cardíaca

Sinais: ausência de pulsação e perda de sentidos
Posicione o calcanhar da sua mão no centro do tórax da pessoa e comprima rápido, forte e sem parar
Continue até a chegada do serviço de emergência ou até a pessoa se mexer

Fraturas

Imobilizar o osso, se possível com uma tala
Aplicar compressas de gelo na região
Manter o local da lesão elevado com uma tipoia

Desmaio

Deitar a pessoa
Manter as pernas dela elevadas

CUIDADOS COM SI MESMO

Ferimentos

Lavar com água e sabão
Fazer compressão com gaze ou pano limpo para conter o sangramento

Queimaduras

Lavar com água corrente
Fazer compressão com gaze ou pano limpo

Sangramento nasal

Inclinar a cabeça ligeiramente para frente
Fazer uma compressão no nariz.
Aplicar gelo na narina

Últimas de _legado_Mundo e Ciência