Por bferreira

México - A vida do ‘Fernandinho Beira-Mar mexicano’ vai virar filme de cinema. Com duas fugas espetaculares de prisões no currículo, a última no sábado, o traficante Joaquín ‘El Chapo’ Guzmán é um dos homens mais procurados do mundo. O projeto está com o estúdio norte-americano Universal Pictures que, segundo o jornal argentino ‘La Nación’, já teria iniciado conversas com o roteirista Craig Borten, indicado ao Oscar pelo trabalho em “Clube de Vendas de Dallas” (2013).

El Chapo minutos antes de escapar da prisão Reprodução Internet

A caçada ao criminoso continua sendo feita pelas forças de segurança do México. O governo do país divulgou ontem um vídeo que mostra o momento exato da fuga cinematográfica de ‘El Chapo’ da prisão de segurança máxima Planalto 1. Nas imagens, liberadas pela Comissão Nacional de Segurança, ele é visto andando de um lado para outro em sua cela. Depois se senta na cama para trocar de calçado e se agacha na área do chuveiro, ocultada por um muro. Então, o líder do Cartel de Sinaloa volta a se aproximar do local, se agacha novamente e desaparece. Ele fugiu por um túnel subterrâneo de cerca de 1,5 km de comprimento e dez de profundidade. “O túnel desembocava por trás do chuveiro, o que obstruía a visibilidade das câmeras e não permitiu detectar uma ação extraordinária nos momentos prévios de sua evasão”, explicou ontem Alejandro Rubido, comissário de Segurança.

Além de ‘El Chapo’, pelo menos três dos nove filhos dele estão na mira do governo norte-americano, por atividades ligadas ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Os nomes de Ivan Archivaldo, Jesus Alfredo Guzmán Salazar e Ovidio Guzman Lopez estão em vários registros judiciais desde 2012. A pressão sobre eles aumentou depois da prisão do pai em 2014, e agora ainda mais, já que ‘El Chapo’ conseguiu escapar. Eles são acusados de enviar para os Estados Unidos grandes quantidades de cocaína e maconha.

Você pode gostar