Dentista reprova cúrcuma no dente

Revelação de Bela Gil sobre uso do tempero na higiene bucal causou polêmica nas redes

Por O Dia

Rio - A apresentadora Bela Gil causou polêmica e críticas nos últimos dias ao revelar nas redes sociais que adota um método mais “natural” para higienizar os dentes. A nutricionista, que comanda o programa ‘Bela Cozinha’, no GNT, utiliza cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, no lugar de pastas de dente. No entanto, a técnica é reprovada por dentistas.

Após polêmica, Bela Gil esclareceu que expressou sua opinião. Dentistas alertam para risco de irritaçãoDivulgação

Em suas publicações, Bela destacou que a cúrcuma é antisséptica e antibiótica. Ela afirmou ainda que a planta não contém aromas artificiais, adoçantes ou flúor, substância que, de acordo com a apresentadora, traria prejuízos à saúde, como hipotireodismo e fratura nos ossos.

Mas o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Luiz Fernando Varrone, enfatizou que não há comprovações científicas sobre os efeitos benéficos do açafrão nos dentes. O especialista afirmou ainda que o flúor é fundamental para reduzir a incidência de cáries e outras doenças bucais. “Encontramos o flúor até dissolvido na água. Essa substância só vai fazer mal se estiver em excesso, mas isso ocorre em ocasiões raras, onde aparece a doença fluorose”, explica Varrone. Ele é contra o uso de cúrcuma na higienização dentária.

Colocar algum tipo de produto natural na boca pode ainda causar efeitos alérgicos na bochecha e na gengiva, acrescentou a dentista Bruna Picciani, integrante da ABO. Diferentemente do que foi afirmado por Bela, a especialista disse que quem utilizar a cúrcuma corre o risco de manchar os dentes. “Acredito que ela também alteraria o esmalte do dente, que é uma proteção. Eu não usaria esse método no meu filho”, diz a dentista.

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, o dentista Outair Bastazini ressaltou ainda que apresentadora foi imprudente em sugerir esse método sem base em nenhum estudo científico.
“A pasta de dente, com ou sem flúor, é essencial para limpar os dentes. Ela, como pessoa pública, deveria tomar cuidado ao dizer isso”, acrescentou o especialista.

Diante da polêmica, Bela ironizou dizendo no Facebook que “não sabia que existia tanto dentista no mundo”. E ela afirmou que esse assunto era apenas uma “opinião dela” e que “experimenta quem quiser” o método.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência