Por clarissa.sardenberg

Espanha - Uma pequena cidade espanhola aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que dá direitos similares aos de homens e mulheres a cães e gatos. Os animais agora são classificados como "residentes não humanos", segundo o jornal britânico "The Independent".

"Cães e gatos vivem entre nós há mais de 1000 anos", disse o prefeito da cidade que tem cerca de 330 mil habitantes, Pedro Pérez Espinosa. "O prefeito deve representar não apenas os residentes humanos mas tem de estar lá para os outros também", completou.

Cães e gatos ganharam novos direitos em cidade espanhola Reprodução Internet

A nova lei, aprovada na prefeitura de Trigueiros de Valle, proíbe "qualquer ato que cause a mutilação e a morte de um residente não-humano", ou seja, inclui touros também. Algumas cidades espanholas, em regiões da Catalunha, já aboliram as touradas, como fez agora a cidade de Trigueiros, no entanto, parte do governo de Madri está considerando declará-las "herança nacional".

A decisão foi celebrada por grupos que lutam pelos direitos dos animais, como a organização Rescate 1. "Hoje, estamos mais próximos como espécies e somos mais humanos graças à sensibilidade e à inteligência do povo de Trigueros del Valle. É um grande dia para cidadãos humanos e não-humanos", declarou o grupo.

Você pode gostar