Enfrentar traumas facilita o controle das emoções, diz pesquisa

Universidade mapeou cérebro de jovens

Por O Dia

Rio - Adolescentes que passaram por algum tipo de trauma, incluindo abusos, têm mais facilidade para controlar suas emoções. É o que mostrou um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Foi a primeira vez que o campo do controle dos sentimentos foi abordado. Participaram 42 jovens, entre 13 e 19 anos, de ambos os sexos. Metade deles foi abusada sexualmente. Enquanto mostravam uma série de fotografias (classificadas entre positivas, negativas e neutras), os pesquisadores pediam aos adolescentes para agirem naturalmente, enquanto mapeavam sua atividade cerebral.

As fotos positivas causaram pouca alteração. Já as as negativas estimularam as áreas do cérebro responsáveis por identificar possíveis ameaças entre os que sofreram abusos.

Em outro exercício, os jovens foram estimulados a lembrar os sentimentos positivos quando observavam as imagens ruins. A região mais estimulada foi a que integra informações de outros setores. Apesar de terem mais dificuldade, aqueles que sofreram abusos conseguiram regular as emoções tão bem quanto o grupo de controle.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência