Wikipedia é bloqueado na Rússia por ter página que fala sobre droga

Recentemente, agência do governou bloqueou temporariamente sites como o Google, Twitter e Facebook

Por O Dia

Rússia - O site Wikipedia foi condenado pela Rússia nesta segunda-feira por manter uma página com informações sobre a droga "charas", espécie de haxixe feito a partir da resina da maconha. A agenência federal russa Roskomnadzor, que cuida de assuntos relacionados à mídia, anunciou que a medida fará com que o portal use um protocolo de segurança que bloqueará todo o site. 

Em consequência do bloqueio, o internauta não poderá mais fazer nenhuma busca no arquivo da página. Atualmente, a Wikipedia tem mais de 1,5 milhão de acessos por hora no país.

Wikipedia é censurado na Rússia Reprodução Internet

O Wikipedia já havia sido punido em junho deste ano. Para os opositores do governo, a medida é mais um golpe contra a liberdade de informação. Recentemente, a Roskomnadzor bloqueou temporariamente sites como o Google, Twitter e Facebook e baixou diversas leis que restringem o acesso.

Além disso, o governo de Vladimir Putin poderá solicitar as informações de usuários como bem entender e os servidores de todas essas empresas precisam estar na Rússia.

A entidade também aprovou uma nova legislação para as empresas estrangeiras de comunicação atuarem no país. A partir de fevereiro de 2016, aqueles que não nasceram na Rússia poderão ter, no máximo, apenas 20% das cotas das companhias do setor. O governo afirma que a medida quer evitar a "propaganda ocidental" entre os russos.

*Com informações da ANSA


Últimas de _legado_Mundo e Ciência