Por gabriela.mattos

Nova Zelândia - A Nova Zelândia quer mudar sua bandeira. Por isso, foi realizado um concurso de novos modelos do estandarte nacional e, das mais de 10 mil ideias, quatro foram escolhidas para serem votadas em um plebiscito.

A consulta popular, promovida pelo próprio primeiro-ministro do país, John Key, acontecerá em novembro e é apenas a primeira etapa para a mudança da bandeira, que ainda terá outra votação, entre a opção vencedora e o estandarte atual.

Todos os quatro modelos finalistas são bastante diferentes da bandeira da Nova Zelândia, que conta com o símbolo do Reino Unidono canto esquerdo superior e quatro estrelas vermelhas formando a constelação do cruzeiro do sul em um fundo azul.

Foram divulgados os 4 modelos finais para a nova bandeira da Nova ZelândiaEPA

Três delas apresentam uma folha de samambaia prata, um dos maiores símbolos da nação. A "silver fern", como é chamada em inglês, já é muito usada em bandeiras de times, como a da seleção neozelandesa de rúgbi, e nas Forças Armadas, além de ser considerada por muitos como o estandarte oficial do país. Já a outra opção conta com um koru, planta típica da região.

Entre os principais motivos para a mudança está o fato de que a bandeira atual, adotada em 1902, é um resquício da era colonial britânica, além de ser muito semelhante à da Austrália. Já os contrários à alteração dizem que milhares de pessoas lutaram e morreram por essa bandeira e que nenhuma alternativa irá representar melhor os habitantes da Nova Zelândia.

Você pode gostar