Por clarissa.sardenberg

Estados Unidos - Quem já assistiu a saga do bruxinho Harry Potter com certeza cobiçou a famosa Capa da Invisibilidade, com a qual o personagem podia se esconder e realizar diversas façanhas. Pois bem, quem diria, pesquisadores da Califórnia, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma manta que pode ocultar objetos. Ainda em fase de testes, ela já escondeu um corpo 3D.

Segundo a revista "Science", a capa consegue se moldar ao objeto e ocultá-lo pois reflete a luz que o cerca. Por enquanto, o experimento ainda ocorre em escalas microscópicas, mas o planejamento é avançar para objetos maiores.

Harry Potter usando sua Capa da Invisibilidade Reprodução Internet

“Esta é a primeira vez que um objeto 3 D foi camuflado da luz visível. Nosso manto ultrafino agora se parece com um casaco. É muito fácil de projetar e implementar e, potencialmente escalável para esconder objetos macroscópicos ”, informou o diretor da Divisão de Ciências dos Materiais do Laboratório da Universidade de Berkeley, Xiang Zhang.

Segundo cientistas, a invisibilidade em materiais naturais é diferente da produzida em materiais criados de forma artificial e que não são encontrados na natureza. Nas escalas microscópicas, o material já pode ser usado para dispositivos de segurança.


Você pode gostar