Por gabriela.mattos

Estados Unidos - O Papa Francisco proclamou nesta quarta-feira como novo santo da Igreja Católica o franciscano espanhol Junípero Serra, frade do século XVIII, fundador das primeiras missões da Califórnia, durante cerimônia em Washington.

O pontífice pronunciou em latim a fórmula de canonização e pediu que seja incluído nos livros dos santos da Igreja Católica no início de um ato no Santuário Nacional da Imaculada Conceição da capital americana.

Papa Francisco canoniza franciscano espanhol Junípero Serra%2C durante visita aos Estados UnidosEfe

"Em homenagem à Santíssima Trindade, pela exaltação da fé católica e o aumento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo e dos santos apóstolos Pedro e Paulo, após ter refletido largamente e invocado a ajuda divina e escutando o parecer de muitos de nossos irmãos bispos, declaramos santo Junípero Serra", declarou Francisco.

O ato formal começou com o pedido ao papa por parte do cardeal americano Donald William Wuerl para que o pontífice proclamasse a santidade de Junípero Serra, beatificado por João Paulo II em 28 de setembro de 1988. Posteriormente foi realizada a leitura da biografia de Serra e em seguida se pronunciou a litania dos Santos, a oração na qual se pede a intercessão de todos os santos.

Você pode gostar