Droga usada para tratar alcoolismo pode ajudar a combater vírus da Aids

Especialistas afirmam que a terapia tem poder de controlar o vírus, mas não de eliminá-lo definitivamente, tornando-o inativo

Por O Dia

Austrália - Um medicamento usado para tratar o alcoolismo pode ajudar no combate ao vírus da Aids se associado a outras substâncias, revelou u estudo divulgado nesta terça-feira. Segundo o "The Lancet HIV", o Dissulfiram estimula o vírus em desenvolvimento no organismo, destruindo suas células.

Não há efeitos colaterais, segundo Julian Elliot, diretora de pesquisa clínica nos serviços de doenças infecciosas do Hospital Alfred, em Melbourne, Austrália, e autora do estudo.

Por enquanto, terapia deixa o vírus inativo Divulgação

Especialistas afirmam que a terapia tem poder de controlar o vírus, mas não de eliminá-lo definitivamente — o vírus permanece no organismo, mas de forma inativa.

“Agora, temos de trabalhar para nos livrarmos das células infectadas”, acrescentou.

Em uma amostragem com 30 pacientes que tomaram o medicamento por três dias, o teste mostrou que o Dissulfiram não é tóxico e "muito provavelmente, ser o único que muda tudo”, afirmou, em comunicado, Sharon Lewin, do Instituto Doherty, em Melbourne.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 36,9 milhões de pessoas estão contaminadas com o vírus. Mais de 34 milhões de pessoas morreram em 2014 por problemas de saúde ligados à doença.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência