OMS registra número recorde de novos casos de HIV na Europa

De acordo com levantamento, mais de 142 mil pessoas foram detectadas com a doença no ano passado

Por O Dia

Rússia - A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quinta-feira ter registrado em 2014 o maior número de novos casos de HIV em sua Região Europeia, que também inclui a Ásia Central, desde que começou a coletar registros nos anos 1980.

OMS registra número recorde de novos casos de HIV na EuropaEPA

A OMS e o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) disseram em comunicado que mais de 142.000 pessoas da chamada Região Europeia foram diagnosticadas com HIV no ano passado e que o aumento ocorreu no setor leste, grupo de 15 países que inclui Rússia, Ucrânia e a Ásia Central.

O comunicado veio à tona após a publicação, na terça-feira, de descobertas do programa de Aids da Organização das Nações Unidas (ONU) que revelaram que as novas infecções de HIV no geral caíram 35 por cento desde o pico da pandemia de trinta anos em 2000.

"A transmissão heterossexual é responsável pelo aumento no leste da Europa, e a transmissão por drogas injetáveis continua sendo substancial", informou a declaração conjunta da OMS e do ECDC.

A porta-voz do ECDC, Caroline Daamen, afirmou que o "leste da Europa" se refere às partes do leste da Região Europeia, onde as organizações disseram que o número de novos casos de HIV mais que dobrou na última década.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência