Angela Merkel é eleita a personalidade de 2015 pela revista 'Time'

Publicação destacou seu papel diante de crise imigratória. Faz 29 anos desde que uma mulher foi escolhida a 'pessoa do ano'

Por O Dia

Estados Unidos - A chanceler alemã, Angela Merkel, foi escolhida pela revista "Time" como a personalidade do ano, anunciou a publicação norte-americana nesta quarta-feira. A capa da revista mostra uma pintura com o retrato da líder alemã e os dizeres "a chanceler de um mundo livre", em referência a suas políticas de acolhimento de refugiados diante da maior crise imigratória já registrada desde a II Guerra Mundial. No total, cerca de 1 milhão de pessoas devem procurar asilo no país até o final de dezembro.

Angela Merkel em capa divulgada pela 'Time' Reprodução Twitter

A "Time" lembrou que ela ainda conseguiu liderar a União Europeia (UE) em meio a crise da eurozona de forma bem sucedida. "Ela liderou a região por meio de não uma, mas duas crises que poderiam significar o fim da união que manteve a paz no continente [europeu] nas últimas sete décadas".

Segundo a publicação, "2015 marcou seu décimo ano como chanceler de uma Alemanha unificada e líder de fato da União Europeia (UE)".

Faz 29 anos desde que a revista escolheu uma mulher como a personalidade do ano. A última vez foi em 1986, quando Corazon Aquino, a primeira presidente das Filipinas, conquistou o título após liderar uma revolução democrática no país.

Líder do Estado Islâmico indicado

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo jihadista Estado Islâmico (EI, ex-Isis), ficou em segundo lugar na lista de 2015. Isso se dá por conta do aumento da atuação do grupo neste último ano e a preocupação que causou as autoridades internacionais.

Em 13 de novembro, o EI chegou à Europa com uma série de atentados que deixou 130 mortos em Paris, França.

Segundo a "Time", "o líder do EI exporta violência extrema e distorce a religião ao redor do mundo".

Últimas de _legado_Mundo e Ciência