Líder do Estado Islâmico disputa prêmio de Personalidade do Ano da 'Time'

De acordo com a publicação, líder do grupo inspirou seguidores a apoiarem seu autodeclarado califado islâmico

Por O Dia

Estados Unidos - O líder do Estado Islâmico foi incluído na tradicional lista de "Personalidades do Ano" da revista norte-americana "Time", honraria entregue em 2014 aos agentes humanitários que combateram a epidemia de ebola na África.

Abu Bakr al-Baghdadi em foto de uma de suas detenções pelo Exército dos EUA%2C de 2004Reprodução

O radical islâmico Abu Bakr al-Baghdadi aparece ao lado de lideranças como o presidente da Rússia, Vladimir Putin; a chanceler da Alemanha, Angela Merkel; e o pré-candidato republicano à Presidência dos EUA Donald Trump.

Segundo a revista, como comandante do EI, Baghdadi inspirou seguidores a apoiarem seu autodeclarado "califado" no Iraque e na Síria, levando-os a ajudar na organização de atentados terroristas contra países como França, Tunísia e Rússia.

Já Putin é descrito por "desafiar as sanções ocidentais por conta de sua atividade militar na Ucrânia, para ter um papel crucial, mas precário, na guerra contra o Estado Islâmico"; e Merkel, destacada por conta da crise de refugiados na Europa. Trump concorre devido à sua "retórica populista", que o levou a liderar a corrida presidencial entre os republicanos.

Os outros quatro candidatos são o presidente do Irã, Hassan Rohani; o CEO do Uber, Travis Kalanick; os ativistas do movimento Black Lives Matter, que comandou protestos contra a morte de negros pela polícia nos EUA; e o padrasto de Kim Kardashian, Caitlyn Jenner, que se assumiu como mulher em 2015. 

Últimas de _legado_Mundo e Ciência