Milão proíbe carros por três dias por causa do alto índice de poluição

Nova medida será adotada entre os dias 28 e 30 deste mês, das 10h às 16h

Por O Dia

Itália - Um alto índice de poluição fez com que as autoridades da cidade de Milão, na Itália, anunciassem nesta quarta-feira a interrupção do tráfego de veículos entre os dias 28 e 30 de dezembro. A suspensão vigorará das 10h às 16h locais (7h e 13h de Brasília). A Prefeitura espera que a medida seja adotada por outras cidades metropolitanas e de toda a região da Lombardia.

"Em consideração aos níveis altos de partículas PM20 e PM 2,5, a junta comunal decidiu bloquear a circulação de veículos privados no território da cidade de Milão nos dias 28, 29 e 30 de dezembro", anunciou um comunicado oficial. De acordo com a Prefeitura, o índice de poluição está acima do recomendado e há indícios de que a situação permanecerá assim nas próximas duas semanas.

O assessor da Secretaria de Meio Ambiente da Lombardia, Pierfrancesco Maran, disse que a medida foi tomada para proteger a saúde dos moradores. "Esperamos que procedimentos análogos sejam adotados por outras cidades", comentou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que, a partir de 25 metros cúbicos de concentração de partículas PM2,5, cria-se um estado de perigo para os humanos.
Na semana passada, a capital chinesa, Pequim, decretou estado de emergência devido ao elevado índice de concentração de poluentes no ar.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência