ONU planeja reunião de emergência sobre teste nuclear da Coreia do Norte

Conselho de Segurança está em alerta. Nesta terça, foi feito um apelo para que país se adeque ao restante do mundo

Por O Dia

Estados Unidos - O Conselho de Segurança da ONU planeja realizar uma reunião de emergência nesta quarta-feira para discutir o relatado teste feito pela Coreia do Norte com uma bomba de hidrogênio, disse a missão dos EUA na ONU. Sob a condição de anonimato, vários diplomatas disseram que a reunião foi marcada para as 11h (13h, pelo horário de Brasília) desta quarta-feira. Eles afirmam que a reunião será provavelmente a portas fechadas.

A Coreia do Norte afirmou, na manhã desta quarta-feira (horário local), ter conduzido com sucesso um teste com um artefato nuclear de hidrogênio em miniatura, conseguindo grandes avanços na capacidade do país isolado em atacar outros países, o que elevou os temores no Japão e na Coreia do Sul.

Atividade sísmica foi sentida na Coreia do Sul após teste nuclear note-coreano e países estão em alertaEFE

Não ficou imediatamente claro qual atitude seria planejada pelo Conselho de Segurança, formado por 15 países, em resposta ao comunicado da Coreia do Norte afirmando ter conduzido um teste nuclear.

“Os Estados Unidos e o Japão solicitaram consultas emergenciais ao Conselho de Segurança para amanhã, com relação ao alegado teste nuclear da Coreia do Norte”, disse a porta-voz da missão dos EUA na ONU, Hagar Chemali, em comunicado nesta terça-feira.

“Enquanto não podemos confirmar, neste momento, que um teste foi realizado, condenamos qualquer violação das resoluções do Conselho de Segurança e, novamente, pedimos à Coreia do Norte que se adeque a suas obrigações e compromissos internacionais”, acrescentou ao apelo.

Sanções

Pyongyang encontra-se sob o efeito de sanções do Conselho de Segurança da ONU por causa de seu programa de desenvolvimento de armas nucleares desde que realizou seu primeiro teste com um aparato atômico, em 2006.

Um diplomata ocidental disse que, caso seja confirmado o teste nuclear da Coreia do Norte, os membros do conselho buscaria expandir as atuais sanções da ONU contra Pyongyang.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência