Por clarissa.sardenberg
Rio - Profissionais de saúde estarão prontos a tirar dúvidas a respeito da dengue, Zika vírus e chikungunya em uma palestra gratuita na noite desta quarta-feira, às 19h, na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul. A palestrante é Layla Lorena Bezerra, plantonista do setor de Emergência da Clínica São Vicente e Residente em Infectologia da UFRJ.
Palestra gratuita vai tirar dúvidas a respeito da dengue, Zika vírus e chikungunyaFiocruz imagens

Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde divulgou o novo balanço epidemológico que mostra o avanço dos casos de microcefalia no Brasil. Desde o início do monitoramento, o país já registra 3.530 casos suspeitos da malformação de cérebros em recém-nascidos, possivelmente ligados ao zika vírus, transmitido pelo mosquito da dengue. Os casos suspeitos foram registrados em 724 municípios de 21 unidades da federação.

A principal hipótese discutida para o aumento de casos de microcefalia está relacionada a infecções por zika vírus, que foi identificado pela primeira vez no país em abril deste ano. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e o chikungunya.